terça-feira, 25 de outubro de 2011

Shamati - O Livro Mais Valioso Do Mundo

Shamati - O Livro Mais Valioso Do Mundo


Num blog recente, eu escrevi que acabamos de publicar uma nova edição das obras completas de Rav Baruch Shalom Ashlag - o Rabash. Aqui eu gostaria de oferecer algumas dicas e história sobre o texto mais precioso que Rabash deixou - o livro Shamati:

Shamati é o livro mais valioso do mundo, porque tem o poder de trazer uma pessoa para o propósito de sua vida. Shamati é o texto que funciona como a principal fonte Cabalística. Ele contém todos os fundamentos do trabalho espiritual do homem. Os artigos contidos neste livro resumem tudo o que necessita para entrar no Mundo Superior. Eles abrangem a profundidade infinita de todos os 125 graus que uma pessoa pode e deve passar em seu caminho espiritual, cujo ápice é o objetivo da criação. Este livro é o livro mais especial no mundo, porque nenhum livro em toda a história da humanidade tem ido mais fundo no trabalho espiritual do homem.

De onde vem o livro  Shamati? Aqui vai uma breve história. Entre todos os livros e manuscritos que meu professor, Rav Baruch Shalom Ashlag, utilizava para o estudo, houve um livro de notas especial e pessoal, cuja capa tinha a inscrição "Shamati" -em hebraico " O que eu ouvi". Ele nunca se separava deste livro de notas e sempre fez questão de levá-lo para qualquer lugar que ia. Ele nunca parou de estuda-lo, e usava-o para lê-lo uma e outra vez.

Um dia, no fim da noite, de repente ele deu-me o livro e disse: "Leve este caderno e usa-o." Compreendi imediatamente que seu caminho estava prestes a chegar a um fim. E, de fato, ele faleceu na manhã seguinte. Sua alma pura subiu às alturas desconhecidas, logo que a noite tinha ido embora.
O livro de notas que ele me deu era muito grosso, e seu conteúdo revelava lições do pai do meu professor, o grande cabalista Yehuda Ashlag - Baal HaSulam.

Baal HaSulam integra todo o conhecimento Cabalístico que foi previamente transmitida em segredo, de professor para aluno, de geração em geração, e assim por milênios. Ao fazê-lo, Baal HaSulam preparou para nós um método para as  massas de ascensão espiritual.

Rav Baruch Ashlag gravou as lições de seu pai palavra por palavra, porque ouviu-as diretamente de seu pai e professor. Por isso, temos que seguir estas palavras como aparecem, e respeitar a forma exata que Baal HaSulam escolheu para suas palavras. Uma pessoa deve lutar com seus pensamentos para passar pelo mesmo caminho o texto estabelece, seguindo o pensamento Baal HaSulam. É mais importante  aderir a um grande Cabalista do que prestar  atenção  á beleza das nuances linguísticas do texto. Uma pessoa deve se esforçar para ver a beleza interior do texto, e então, como um continuará a leitura, sua compreensão dos artigos serão submetidos a constante transformação, penetrando mais e mais.

Nestes artigos Baal HaSulam muitas vezes refere citações de outros Cabalistas, escrito a partir da altura de sua realização. Estas citações devem nos dar uma compreensão profunda de como o tema em apreço é. Elas também devem ajudar-nos a perceber que estamos recebendo o método de adesão com o Criador de toda a linhagem dos Cabalistas, e este método está sendo passado a nós pelo último Cabalista desta linhagem - o grande Baal HaSulam.

Todos esses textos devem ser considerados como um artigo, porque todos eles falam da mesma coisa. Eles descrevem como criatura busca o seu Criador e cresce mais perto D`Ele, até atingir adesão com Ele. Essencialmente, esses artigos descrevem todo o trabalho que uma pessoa tem que fazer para alcançar a equivalência forma, adesão e união com o Criador. Em toda a realidade, não há outra razão para a existência, para além deste objetivo. De acordo com este objetivo, o homem permite que toda a realidade, todos os mundos e tudo o que neles habita,  subam e sejam  incorporados no Criador.

Por isso, temos que entender que todo o universo, todas as criaturas, e todos os mundos, estão dentro de uma pessoa. Cada pessoa tem que imaginar que ele é essa pessoa, e que ele tem liberdade de escolha e liberdade de ação. Ele, e só ele, está de pé em frente ao Criador, e ele tem a responsabilidade e o privilégio de fazer o trabalho necessário para atingir equivalência de forma, a unificação e a adesão com o Criador.

É sobre isto que todos os artigos do livro Shamati livro falam.
O relógio começou a contar e o tempo está voando. Em todas as partes do mundo há pessoas que estão começando a sentir um interesse na ascensão espiritual e fazem a pergunta: "Qual é o sentido da minha vida?" À luz disso, eu entendi a singularidade e importância dos artigos Shamati , e é por isso que eu decidi publicar este livro e revelar para o mundo.

Rav Michael Laitman

Sem comentários:

Enviar um comentário