"Hillel, o Ancião, costumava dizer: 'Se eu não sou por mim mesmo, quem será por mim? Se sou só por mim, quem sou eu? E se eu não for agora, quando?
Rabi Natan elabora: “Se eu não sou por mim mesmo” - se eu não fizer todos os esforços necessários para aperfeiçoar o universo e minha situação espiritual através de meus próprios esforços, com o estudo da Torá, e o cumprimento dos mandamentos, então eu vou perder a minha recompensa eterna no futuro e a felicidade de aproximar-me de Hashem.
“E se eu sou apenas por mim, quem sou eu?”- sem Hashem eu não tenho absolutamente nenhuma capacidade de fazer ou realizar qualquer coisa.
Devo esperar e rezar por Sua ajuda em tudo que faço.
Alguém poderia argumentar: "Se tudo é determinado por Hashem, por que então devo cumprir os mandamentos e trabalhar para aperfeiçoar o mundo, os meus esforços são supérfluos?
Eu não vou trabalhar ou cumprir os mandamentos até que eu possa entender por que Hashem precisa da minha participação." “E se eu não for agora, quando?” -
Este paradoxo não pode ser compreendido neste mundo e se não se cumprir a vontade de Hashem agora, o indivíduo perde a recompensa eterna, pois quando o Messias revelar a resposta a este paradoxo, será tarde demais para ganhar recompensa -.
A recompensa só vem quando há livre escolha, portanto, devemos trabalhar para servir Hashem com a fé pura e simples, apesar de não ser capaz de resolver esse problema.