“Você Será Um Maravilhado Sobre A Terra”
Publicado em 28 / fevereiro / 2011 às 11:11
Dr. Michael Laitman
Pergunta: Quando eu vivo em Israel, eu me sinto atraído pelo estrangeiro, mas depois de deixar Israel, eu quero voltar. O que há de tão especial na terra de Israel, que causa tais sentimentos tão conflitantes?
Resposta: Toda pessoa com uma inclinação pela espiritualidade é atraída para a terra de Israel. Isto é especialmente forte entre aqueles que estudam a sabedoria da Cabalá. Pessoas sem nenhuma relação com esta região, sua língua ou sua cultura, sentem que pertencem a ela, porque este é o lugar onde elas podem ser preenchidas. É a lei da equivalência manifestada, de acordo com o ramo e a raiz.
Há uma “terra de Israel” espiritual, a qualidade de doação e amor, e a terra de Israel corporal, que é afetada por uma força superior especial. A partir deste local ela se espalha por todo o mundo, e é por isso que é chamada de Terra Santa.
Essa força de amor e da união, a força da revelação espiritual, manifesta-se apenas para aquelas pessoas que vivem aqui, que anseiam por ela. E aqueles que não se sentem mal aqui: eles não entendem por que vivem neste lugar. O ar desta terra, a força que trabalha neste espaço, ou aproxima mais a pessoa da espiritualidade ou a empurra para fora. A pessoa encontra-se sob a influência da tensão espiritual, e pode se relaciona ou não com ela.
Em muitas gerações, aqueles que quiseram conquistar Israel não puderam ficar neste lugar. Vários povos se acostumaram a invadi-lo só para depois sair. Mas hoje há uma nova realidade sendo construída aqui. Aqueles que não pertencem a ela fogem; enquanto que aqueles que não têm claramente discernido, devaneiam. Eles saem e voltam, retornando repetidamente, analisando a si mesmos.
Na verdade, toda a nação de Israel foi inicialmente formada a partir do povo da Babilônia, cujo patriarca Abraão reuniu aqueles que o rodeavam de acordo com a lei do “Amarás ao próximo como a si mesmo”. Portanto, o amor é a nossa única conexão. Se não estamos ligados pelo amor, não somos uma nação, mas sim apenas indivíduos separados e sem parentesco, reunidos pelo ódio do mundo inteiro.
Quanto tempo esse devaneio continuará, depende da disseminação da sabedoria da Cabalá, que explica às pessoas o motivo de suas ações. Elas realmente não sabem porque de repente partem desta terra e depois retornam. Mas se elas entenderem que isso ocorre a fim de avaliar se elas pertencem ao povo de Israel e cumprem sua função no plano da criação, o único propósito da existência humana neste mundo, então todos os devaneios vão cessar. Com a ajuda da sabedoria da Cabalá, elas vão reforçar a influência da força superior sobre si mesmas, apressando o desenvolvimento, estabelecendo-se aqui, e percebendo o seu destino.
Do Programa “Pergunte ao Cabalista” 04/04/10
Sem comentários:
Enviar um comentário