segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A Luz de Uma Casa Distante

A Luz de Uma Casa Distante
 

Pergunta: O que significa experienciar a Luz?

Resposta do Dr. Laitman: Experienciar a Luz significa sentir prazer. Neste mundo, eu posso gostar de coisas diferentes que me dão prazer ou não, dependendo do meu estado de espírito. Num dia, gosto de ficar na cama e não quero levantar-me para assistir a uma aula; noutro, estou morrendo de vontade para saltar da cama, mas eles não me deixam levantar e dizem-me para permanecer na cama mais outra semana, até eu ficar bem.

Por outras palavras, este não é um prazer absoluto, tal como o doce, o suave, ou o quente têm significados condicionais e limitados. Às vezes eles dão-me prazer e outras vezes o sentimento exactamente oposto.

O prazer comum que experienciamos no nosso desejo colectivo de sentir prazer (o desejo de receber) é chamado de "Luz". É assim porque a Luz que existiu inicialmente criou o nosso desejo, um vaso, e agora o desejo recebe prazer quando a Luz o enche ou se espalha nele. É assim que estamos concebidos! Portanto, quando a Luz deixa o desejo, ele chora e quer trazê-la de volta. É assim que toda a criação é feita.

Mas o Criador pretendeu que você desejasse a Luz por sua própria vontade e não apenas a recebesse e desfrutasse. Para além do prazer que você sente, Ele deseja que você tenha compreensão e consciência sobre a Luz: de onde é que ela vem? Onde está a sua origem? Porque ela o criou e o que quer de si? É como se a Luz quisesse mostrar-lhe: "Vê de que estrela distante eu vim; lá tudo é tão maravilhoso e bom, e eu quero levar-te comigo!"

Portanto, ela esconde-se de si e começa a tentar chamar a sua atenção com várias acções indirectas, de todos os lados. Ela brinca consigo até você finalmente começar desejando conhecer a origem de onde veio, em vez de perseguir o prazer que ela pode trazer, e apesar dos prazeres que ela traz.

Na verdade, se você deseja lá chegar, à sua "casa", isso significa que você O ama a Ele e não apenas os prazeres que Ele envia para satisfazê-lo. Você tem que amá-Lo ao ponto de estar pronto para "voar" para aquele lugar, para aquela "estrela" de onde Ele veio, para que nunca mais se separe de Ele. E você fá-lo apesar do facto de renunciar completamente o prazer, mostrando-Lhe o quanto você O ama.
 

Da 4 ª parte da Lição Diária de Cabala, 30/12/10, "A Sabedoria da Cabala e Filosofia"

Sem comentários:

Enviar um comentário