sexta-feira, 21 de junho de 2013

Às Vezes Espiritualidade É Chamada De "Uma Alma"

Às Vezes Espiritualidade É Chamada De "Uma Alma"
Artigo nº 13, 1984

Devemos entender porque a espiritualidade é às vezes chamada de "uma alma" (Heb: Neshamá), como está escrito, "Corpo e alma", e às vezes a espiritualidade é chamada de "alma" (Heb: Néfesh), como em, "E, tu amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma ". 
Normalmente, quando se fala de espiritualidade, falamos do seu maior discernimento, que é aNeshamá, de modo que a pessoa saberá que um elevado grau foi preparado para ele, que é a Neshamá, para evocar no seu coração o desejo de alcançá-lo e para pensar qual é a razão pela qual ele ainda não o atingiu. Então, ele virá a saber que tudo o que precisamos para alcançar a espiritualidade é a equivalência de forma.  
O corpo nasce com uma natureza de amor-próprio, que é a disparidade da forma do Criador, que atingimos apenas como doação. Assim, deve-se limpar o seu corpo e chegar à equivalência de forma para que, também, ele vai querer fazer coisas que são somente para doar. Deste modo, ele será capaz de chegar a este alto grau chamado de Neshamá. É por isso que sempre falamos em termos do corpo e daNeshamá (alma). 
Mas, quando se refere à ordem do trabalho, seguindo o grau do corpo encontra-se o grau de Néfesh. É por isso que a escritura diz: "Tu amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma (Heb: Néfesh)," pois este é o próximo nível depois do corpo. 
É por isso que se diz: "Com todo o teu coração", e, posteriormente, "com toda a tua alma." Por outras palavras, a pessoa precisa estar disposta a dar tudo o que tem ao Criador. Mas depois, se ela obtém um grau mais elevado, ou seja, Rúach (espírito), e, em seguida, Neshamá, ele ainda deve estar disposto a dar tudo ao Criador. Mas o texto começa com o primeiro grau que vem depois do corpo.  
Tudo o que um homem tem, ele deve dar ao Criador. Isso significa que ele não faz nada para seu próprio benefício. Pelo contrário, tudo é para o bem do Criador. Este é considerado que todos os seus atos são apenas de doação, enquanto ele é completamente irrelevante. Pelo contrário, tudo é para o bem do Criador.  
Agora tu podes entender o que está escrito no Zohar (Teruma (Contribuição), p 219, item 479 no Comentário de Sulam): "Com toda a tua alma." Ele pergunta: "Ele deveria ter dito:" Na tua alma ", o que é 'com toda a sua alma? " O que dizer,' Com '?' Ele responde que se trata de incluir Néfesh, Rúach, Neshamá. Isto é 'Com toda a tua alma,' onde 'tudo' significa o que o Néfesh engloba ". 
A partir daqui, vemos que o Zohar interpreta o "tudo" que a Torá nos acrescenta, como vindo dizer que Néfesh e Rúach estão incluídos na Neshamá. No entanto, esta deliberadamente começa com Néfesh, já que depois do corpo vem o Néfesh. Mas quando falamos de espiritualidade em geral, referimo-nos à espiritualidade como a Neshamá, como está escrito: "E ele soprou nas suas narinas a Neshamá (" alma "ou" sopro ") da vida." 
Para obter o grau de NRN (Néfesh, Rúach, Neshamá), devemos ir por um caminho de doação e tentar sair do amor-próprio. Isso é chamado de "o caminho da verdade", o que significa que ao fazê-lo, vamos alcançar a qualidade da verdade que existe na Sua Providência, quem se comporta em relação a nós com a qualidade da benevolência.  
Isto é chamado de " o selo do Criador é a verdade." Isso significa que o objetivo da obra do Criador, ou seja, o Seu trabalho na criação dos mundos - que é fazer o bem às Suas criações - é que o homem deve alcançar a qualidade da verdade do Criador. O homem saberá que ele atingiu sua plenitude depois de ter atingido a orientação do Criado como benevolente, se ele tiver abundância. Mas também, ele deve ver que os outros têm abundância, também, o que significa ver que todos têm abundância completa.  
Isto é apresentado na "Introdução ao Estudo das Dez Sefirot" (Item 150), "O quarto discernimento de amor, que é o amor incondicional, é eterno. Isto é assim porque depois de ele julgar favoravelmente o mundo inteiro, o amor é eterno e absoluto. Não pode haver cobertura e esconderijo no mundo, porque lá, é um local de revelação completa da face, como está escrito: 'O teu Professor já não se esconderá mais e os teus olhos vão ver o teu Mestre, "uma vez que ele já sabe todas as relações do Criador com todas as pessoas na forma de verdadeira Providência que aparece a partir do Seu nome, "O Bom que faz o bem para o bom e para o mau." 
Daí que se alguém atinge a perfeição completa, ele atinge o seu verdadeiro estado. No entanto, existem graus preliminares antes disso, como está escrito na "Introdução ao Estudo das Dez Sefirot", que o primeiro discernimento é o arrependimento por medo. Está escrito sobre isso (Item 63), "O primeiro grau de realização da revelação da face, significando realização e sensação da Providência de recompensa e punição de uma maneira que Aquele que conhece todos os mistérios vai testemunhar que ele não vai voltar à insensatez, é chamado de "arrependimento por medo." Naquela época, os seus pecados tornaram-se erros para ele, e ele é chamado de "justo incompleto" ou "médio". 
No entanto, de acordo com o exposto, há mais um sinal de que a pessoa está a andar no caminho da verdade - o estado de negação. Por outras palavras, mesmo que ele veja que agora ele está num estado pior, isto é, antes quando ele começou a andar no caminho da verdade, ele se sentia mais perto daKedushá (santidade), considerando agora que ele começou a andar por este caminho ele sente-se mais distante. Mas de acordo com a conhecida regra: "Santidade é aumentada, não diminuída", surge a pergunta: "Porque agora que andando ele no caminho da verdade, ele sente que ele está regredindo em vez de progredir, como deveria ser se ele está a andar no caminho da verdade? Pelo menos, ele não deve declinar de seu estado anterior. " 
A resposta é que deve haver ausência antes que haja presença. Isto significa que primeiro tem de haver um Kli (vaso), que é chamado de "falta", e, em seguida, haverá espaço para encher essa falta. Portanto, em primeiro lugar, é preciso ir para a frente e aproximar-se da verdade de cada vez. Por outras palavras, cada vez que ele vai para a frente, ele vê a sua situação: a de que ele está imerso em amor-próprio. E a cada vez, ele deveria ver com mais clareza que o amor-próprio é ruim porque o amor-próprio é o que nos impede de alcançar o deleite e prazer que o Criador preparou para nós, pois isso é o que nos separa do Criador.  
Assim, podemos entender que o que uma pessoa pensa - que ele está regredindo agora que ele começou no caminho da verdade, ele deve saber que isso não é assim. Ao contrário, ele está avançando em direção à verdade. Anteriormente, quando o seu trabalho não era baseado na doação e fé, ele estava longe de ver a verdade. Mas agora ele deve vir a sentir o mal dentro de si, como está escrito: "Não haverá nenhum deus estranho dentro de ti." 
Nossos sábios disseram: "Quem é o Deus estranho no corpo de um homem? É a inclinação para o mal. "Por outras palavras, dentro de uma pessoa, a vontade de receber é o seu grande mal.  
E então, quando ele alcançar o reconhecimento do mal, ele pode dizer que o vai corrigir. Acontece que antes de reconhecer o seu mal num ponto onde não o pode tolerar por mais tempo, não havia nada para corrigir. Assim realmente, ele percorreu um longo caminho na verdade, para ver a sua situação real.  
E quando uma pessoa vê o mal em si mesmo de tal forma que ele não pode tolerar isso, ele começa a procurar conselho para saber como sair dele. Mas o único conselho para um homem de Israel é virar-se para o Criador, então Ele lhe abrirá os seus olhos e o seu coração e enchê-lo-á com abundância sublime, como nossos sábios disseram: "Aquele que vem para ser purificado é ajudado." 
Então, quando ele recebe ajuda do Criador, todas as faltas serão preenchidas com a luz do Criador, e ele começa a subir nos graus de santidade, porque a necessidade já foi preparada dentro dele, ao ter chegado a ver o seu verdadeiro estado. Portanto, agora há espaço para receber sua perfeição.  
E então a pessoa começa a ver como a cada dia, de acordo com o seu trabalho, ele se eleva sempre em ascensão. No entanto, devemos sempre despertar o que o coração esquece, o que é necessário para a correção do coração - Amor dos Amigos - cujo objetivo é conseguir o amor aos outros.  
Isto não é uma coisa agradável para o coração, que é chamado de "amor-próprio". Assim, quando há um encontro de amigos, devemos nos lembrar de trazer a questão, ou seja, todos devem perguntar a si mesmo o quanto avançamos no amor aos outros, e quanto temos feito para nos promover nesse assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário